Nesta segunda-feira, 9, duas alunas Escola Estadual Dom Joaquim, em Jundiaí, interior de São Paulo,  tiveram a chance de serem Prefeitas por um dia.

Fruto de uma parceria do Cidade em Jogo com a Prefeitura de Jundiaí e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a proposta do projeto “Prefeito por um dia” é que os alunos discutam sobre temas ligados a cidadania e educação política e tenham experiências que os incentive a serem cidadãos mais engajados e participativos em suas realidades locais.

ETAPAS

O projeto tem como ponto de partida o Cidade em Jogo, jogo online que desafia os alunos a se colocarem no papel do prefeito e escolherem as melhores políticas públicas para a sua cidade. Depois de jogarem, alunos e alunas do Ensino Médio se reúnem em grupos para pensar em soluções reais para os desafios do contexto específico da sua cidade ou do seu bairro.

As soluções propostas pelos alunos passaram então por uma banca formada pela direção da escola, equipe do Cidade em Jogo e pela Prefeitura. Após terem seus projetos selecionados, Beatriz Flores e Emily de Souza, ambas de 14 anos, tiveram a oportunidade de apresentar para o prefeito as suas propostas de solução para Jundiaí e de se reunir com gestores para planejar projetos de melhorias reais para o bairro e a região das jovens.

CONTINUIDADE

Outras duas escolas do município também estão envolvidas. Até o final de junho, alunos e alunas da E. E. Deolinda Copelli e da E. E. Maria de Almeida Schledorn concluirão seus projetos para também serem “Prefeitos por um dia”.

REPORTAGEM: JORNAL TVTEC | EDIÇÃO 09/04/2018

MATÉRIA RELACIONADA

Projeto “Prefeito por um dia” é apresentado no Complexo Argos